1 de maio de 2010

Tempo

     Mais uma invenção do Homem, que no fim, acabou por se virar contra o seu mestre. É uma ilusão que nos prende a uma realidade abstracta, uma outra dimensão que nos regula e que nos comanda. O tempo foi criado para medir o movimento dos corpos e ditar que um acontecimento ocorre em determinada altura e tem uma certa duração. Hoje em dia, somos todos escravos deste nosso tempo: dos anos, dos meses, das semanas, dos dias, das horas, dos minutos, dos segundos... e não conseguimos manter-nos sãos se não soubermos "a quantas andamos". Somos prisioneiros desta ideia maldita que alguém se lembrou de inventar e nem sequer nos revoltamos contra este monstro que tanto nos atormenta!

     Sinceramente, nunca pensaram como seria a vida sem este conceito? Sem termos falta de tempo? Aliás, como é que se pode ter falta de tempo, ou até mesmo desperdiçar tempo? São coisas que toda a gente diz mas que não se apercebe: o tempo não é uma posse nossa e muito menos algo que possamos controlar. "Não tenho tempo para isto...", "O tempo urge...", "Que desperdício de tempo" e "Se eu tivesse tido mais tempo..." são apenas alguns exemplos de expressões que utilizamos, embora sejam erradas, na minha opinião. Então e o tempo de vida? Também não é nosso, é apenas uma medida que indica a duração de um ser vivo enquanto esteve... vivo. Mas, parece que o tempo não é 100% malévolo, visto que há quem diga que o tempo cura tudo e de facto isto é em parte uma verdade que aceitamos.

2 comentários:

  1. O tempo é o nada que é tudo... Mas por vezes gostava que o tempo parasse e não andasse mais. Assim, todos os problemas ficariam resolvidos :) Bjoca

    ResponderEliminar
  2. gostei imenso do texto ;)
    nunca tinha intrepretado o tempo na tua prespectiva

    ResponderEliminar