2 de fevereiro de 2010

Comparações

    Uma comparação é um meio de comparar características de duas coisas ou dois grupos. É um factor que está presente na nossa vida, quer queiramos quer não. Este facto é facilmente visto pela forma como a sociedade se rege: tudo e todos são alvo de comparação com altos padrões/estereótipos construídos não se sabe bem como nem por quem. Enfim, ninguém está a salvo e mesmo aqueles/as que parecem perfeitos, vão ser sempre objectos de comparação, quer seja no sentido positivo quer no negativo.


     O que é uma comparação? Por exemplo, dizer que a pessoa A é mais alta e/ou mais bela que a pessoa B. Mas não precisa necessariamente de ser relativa à estética, até porque todos os pequenos pormenores servem como termo de comparação, tal como dizer que a pessoa C é mais inteligente ou mais simpática que a pessoa D. Portanto, as comparações são como uma forma de nos distinguirmos dos outros de alguma forma e de avaliarmos os restantes seres humanos segundo padrões criados por nós ou simplesmente adoptados sem qualquer critério.


    Será que isto nos ajuda ou apenas cria mais conflitos? Deveria existir um padrão fixo para tudo, mesmo tudo, e assim tínhamos todos que nos cingir a isso e apenas isso? Ou devemos apenas seguir aquilo que nos parece mais certo e sermos “nós mesmos”? Actualmente, muitas pessoas são afectadas, principalmente a nível psicológico, pelos critérios que existem visando uma aparência x e uma maneira de ser y. O que aconteceu à naturalidade? Onde está a liberdade para sermos nós próprios, sem estarmos sempre a ser confrontados com estas ideias auto-formadas de que devemos ser de tal maneira?


     Embora, na maioria dos casos, as comparações sejam utilizadas para denegrir a imagem de outrem, estas também poderão ser-nos úteis na medida em que podemos tirar algo de proveitoso a partir de uma dessas análises, por exemplo, vermos que somos menos hábeis em determinada actividade em relação à pessoa E e que podemos, com algum esforço e vontade, ser melhores. Por vezes não controlamos, mas fazemos certas comparações nas quais nem deveríamos sequer pensar e isso é o que torna muito pessoas em autênticos seres maléficos, arrogantes e com excesso de confiança.




  [Mais uma vez, um agradecimento àquela pessoa que teve a paciência de ver isto e dar a sua opinião. Obrigado =)]

Sem comentários:

Enviar um comentário